gestao-financeira-contabilidade

Entenda o que é gestão financeira e o papel da contabilidade

Entenda o que é estão financeira e o papel da contabilidade

Todos que empreendem sabem que, para um negócio prosperar, é preciso ter um bom controle dos recursos. Desse modo, com uma boa estratégia de gestão financeira, sua empresa passa a ter muito mais autoridade sobre o próprio setor de finanças.

Saber onde cada parte do seu orçamento está sendo alocado é muito importante. Isso porque se torna muito mais fácil identificar se existem mudanças que podem ser feitas para reduzir gastos e elevar o lucro.

Para te ajudar a entender os benefícios dessa prática gerencial, preparamos este artigo! Continue lendo e entenda o que é gestão financeira e o papel da contabilidade nesta estratégia!

Boa leitura!

O que é a gestão financeira?

Mas afinal, o que é essa gestão financeira? Ela consiste em um conjunto de estratégias que têm como objetivo controlar, analisar e planejar todas as operações envolvendo o capital de giro e o patrimônio da empresa.

Ela busca equilibrar os créditos e os débitos da empresa, de forma a maximizar a lucratividade, tudo isso através de uma forte cultura de organização de processos. Além disso, ela é responsável por registrar todas as movimentações financeiras da empresa para fins fiscais.

Com isso, é possível ter dados que permitem tomar boas decisões na hora de decidir onde alocar o dinheiro do seu negócio! Continue lendo este artigo para saber como é o funcionamento da gestão financeira.

Como funciona a gestão financeira?

Como já foi falado, a gestão financeira se fundamenta na implementação de processos que organizam o setor financeiro da sua empresa. Dessa maneira, as pessoas responsáveis por essa função podem visualizar com mais nitidez o desempenho do seu negócio.

Os processos envolvidos na gestão financeira variam de acordo com o modelo de negócios adotado, e com as atividades econômicas realizadas. No entanto, alguns procedimentos básicos são comuns a praticamente qualquer empresa. Entre eles podemos destacar:

  • Implementação de um calendário tributário;
  • Definição de metas financeiras;
  • Controle de fluxo de caixa;
  • Gestão de estoque.

Com esses procedimentos básicos, sua empresa já maximiza bastante suas chances de atingir um patamar positivo de equilíbrio em relação aos seus ativos e passivos, e pode começar a usufruir dos benefícios disso. No entanto, não é preciso que ele seja feito sozinho.

Quer saber o papel da contabilidade na gestão financeira de uma empresa? Continue neste artigo.

Qual o papel da contabilidade na gestão financeira?

Com o apoio de uma contabilidade, a implementação dos processos necessários para se ter uma boa gestão financeira fica muito mais simples, fazendo com que sua empresa ganhe uma vantagem competitiva.

Isso porque uma empresa de contabilidade é especialista em todos esses processos que citamos no decorrer do texto, alguns deles que podem ser bem complicados, que não toleram quaisquer chances de erro. Por isso, separamos alguns pontos que elucidam como a contabilidade ajuda na gestão financeira!

Tomada de decisão com informações mais sólidas

O papel da contabilidade é definir métodos, estratégias e ferramentas para coletar todos os dados e informações sobre as finanças do seu negócio. Com isso, o profissional tem todas as informações possíveis para fazer suas análises e gerar relatórios, dessa maneira, auxiliando o empreendedor a tomar decisões.

Um dos principais motivos para a falência de empresas no Brasil é a falta de planejamento. Nesse sentido, a presença de um contador pode fazer milagres com sua gestão financeira!

Planejamento tributário

Outro ponto em que a contabilidade pode contribuir para a gestão financeira do seu negócio é com um  planejamento tributário de qualidade.

Essa prática possibilita diminuir a quantidade de impostos do seu negócio, graças à organização dos seus boletos e pagamento e a algumas manobras fiscais. Tudo isso dentro dos conformes da legislação tributária, é claro.

Auditorias e análises financeiras

Mais um caso em que se evidencia o papel da contabilidade na gestão financeira da sua empresa é na realização de análises de risco, orçamentos e auditorias.

Graças a essas operações, a sustentabilidade do seu projeto se torna mais viável. Dessa forma, é muito mais fácil realizar o planejamento de qualquer setor dentro da sua empresa.

Segurança dos dados

É muito comum o uso de programas de computador para armazenar todas as informações importantes na gestão financeira de um negócio. Com apoio de uma contabilidade, você pode tornar essa automatização mais segura.

Além do fato de que a proteção de dados é mais evidente em sistemas mais avançados, o conhecimento de um contador para a execução de cálculos e análises nessas ferramentas reduz drasticamente a incidência de erros.

Com isso, você pôde perceber como é significativo o papel da contabilidade na gestão financeira do seu empreendimento. Sendo assim, que tal conhecer o trabalho de uma referência no mercado contábil?

Conte com o Grupo Rhodes para a gestão financeira da sua empresa!

Com o apoio de uma contabilidade na gestão financeira da sua empresa, o empreendedor ganha mais tempo e tranquilidade para focar em seu core business. O planejamento é crucial para a saúde e o crescimento do negócio, e nisso o Grupo Rhodes pode te ajudar!

Estamos no ramo contábil há 32 anos, e nossos especialistas possuem muita experiência na área de gestão empresarial. Oferecemos serviços em consultoria, auditoria, perícia, terceirização financeira e assessoria de negócios. Entre em contato conosco e saiba como nossas soluções se encaixam nos problemas que você enfrenta cotidianamente.

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e leia mais artigos como esse, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Confira também: Por que contratar uma consultoria financeira para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *