Lançamento do pix e todas as informações sobre este assunto.

Pix: tudo o que você precisa saber sobre esse novo meio de pagamento

No mês de fevereiro deste ano, o Banco Central do Brasil anunciou o lançamento do Pix. 

Um novo meio de pagamento instantâneo, que permitirá a realização de transferências e pagamentos de forma mais ágil e prática. 

Além disso, todas as transações acontecem de forma gratuita tanto para usuários de contas físicas quanto para pessoas jurídicas. 

Quer entender melhor todas as características deste novo meio de pagamento? Acompanhe a seguir todas as informações que você precisa sobre o Pix.

O que é Pix?

O Pix é um novo modelo de pagamento instantâneo de graça que possibilitará a realização de depósitos, pagamentos e transferências de forma ágil. 

Logo, sua principal diferença das demais formas de pagamentos atuais é a sua disponibilidade. Isso porque, ao contrário das demais formas de pagamentos, ele não possui restrições como dias úteis e também grade de horários. 

Desta forma, pelo Pix se tornará possível realizar transações financeiras durante 24 horas por dia, sete dias por semana, até mesmo nos feriados. 

Além disso, o Pix possibilita a realização de transferências entre todos os tipos de instituições financeiras. 

O Pix ainda não está liberado para uso no Brasil. Contudo, sua data de liberação já está marcada para o dia 16 de novembro. Logo, todas as pessoas poderão iniciar seu uso por meio de uma chave de cadastro.

Em resumo, o Pix poderá ser utilizado tanto por pessoas físicas e jurídicas. 

Aproveite para aprender mais, lendo: Certificação Digital e sua importância para as empresas

Como vai funcionar?

O Pix é obrigatório para todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes. Logo, este novo meio de pagamento poderá ser utilizado por todos os usuários de aplicativos bancários. 

Sendo assim, o Pix, irá funcionar por meio do Sistema de Pagamentos Instantâneos, o SPI. Este sistema é gerido pelo Banco Central, pelo Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban). E estará conectado às contas de PI das demais instituições. 

Mas atenção, o Pix não é um tipo de conta bancária, mas sim um modo de pagamento que estará conectado às contas ativas e abertas.

Contas PI

O principal objetivo das contas PI, de acordo com o Banco Central é:

  • Permitir que o saldo em registro seja mantido no BC e utilizado para liquidar as operações instantâneas;
  • Fazer o registro de transferências de valores feitas pelo Pix na realização de pagamentos. 

Ou seja, o Banco Central irá manter o registro de todas as transferências, a fim de garantir o saldo disponível para o cumprimento das operações. 

Chaves Pix: o que são?

Conforme o Banco Central, existiram duas chaves Pix que ajudaram a identificar o perfil do usuário de cada conta. 

Logo, o seu registro poderá ser feito, por quatro tipos, podendo ser: 

  • CPF ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória.

Mas atenção, cada conta deverá ter um tipo de chave em adoção. Desta forma, para pessoas físicas, é possível fazer o registro de até 5 chaves. Enquanto pessoas jurídicas podem registrar até 20 contas. 

Confira mais sobre: O que é assessoria contábil e como contratar esse serviço?

Pix e outros meios de pagamento

Após o lançamento do Pix, o mercado terá mais uma alternativa de pagamento, complementando as alternativas TED, DOC, cartão de debito, cartão de credito e boleto.

Ou seja, não haverá extensão dos demais meios de pagamento, mas sim uma nova alternativa. 

O Pix possui características diferentes aos meios de pagamentos, das demais existentes no mercado.  Isso porque, ao contrário da TED e do DOC, este novo modelo permite a realização de operações 24 horas por dia, a qualquer dia. 

Além do fato de que não será preciso ter em mãos todos os dados financeiros de quem irá receber o valor. Afinal, somente será preciso ter uma chave para a conclusão da operação. 

Já para quem faz pagamento em forma de boleto bancário, pode variar entre quem faz e quem recebe o pagamento de boleto. Isso porque todo o processamento de valor poderá ser feito em alguns segundos. Além de não ser preciso emitir um boleto, apenas gerar um QR Code. 

O modo de pagamento que mais se difere das demais é o cartão de crédito, uma vez que irá depender do limite de crédito disponível.

Portanto, para que um profissional possa fazer ou receber um PIx, o passo é bastante simples.

Como o leitor já pode perceber ao longo de nosso conteúdo, basta acessar o aplicativo mobile de seu banco, cadastrar uma chave ou mais Pix e ler o QR Code para cada operação. 

Gostou das nossas dicas? Continue aprendendo mais sobre: Margem de Lucro: Sabia como calcular a lucratividade da sua empresa.

Além disso, Confira também o nosso blog e aproveite nossas dicas. Aproveite para curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *