Descubra como escolher o melhor regime tributário para pet shop e clínica veterinária

Qual o melhor regime tributário para pet shop e clínica veterinária?

Você sabe escolher qual o melhor regime tributário para pet shop e clínica veterinária? Se a resposta for não, você está no lugar certo!

É comum que profissionais que desejam empreender ao abrir um pet shop ou uma clínica veterinária possuam dúvidas sobre tributação deste setor. Ainda mais quando vivemos em um dos países que possui a maior carga tributária do mundo.

Para que o empreendedor consiga realizar o pagamento dos impostos de forma correta, é de fundamental importância compreender qual o melhor regime tributário para pet shop e clínica veterinária. 

A seguir, iremos explicar o que é um regime tributário e quais são as possibilidades de enquadramento para a sua empresa. Vamos lá? Desejamos uma boa leitura!

O que é o regime tributário?

Compreende-se com regime tributário todo o sistema capaz de definir o tipo de cobrança de impostos de uma empresa, conforme a sua quantidade de arrecadação, formato jurídico e porte da empresa. 

Deste modo, sua estrutura norteia a relação com o fisco e o cumprimento das obrigações legais, como o pagamento de impostos. E também as obrigações acessórias, como o Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED.

Existem no Brasil três tipos diferentes de regimes tributários, sendo que cada um pode apresentar vantagens e desvantagens ao empreender. São eles:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Portanto, a seguir iremos explicar como cada um funciona e qual pode ser o melhor regime tributário para pet shop e clínica veterinária.

A escolha da tributação na Abertura da Empresa

Para o empreendedor que deseja abrir uma empresa como um pet shop ou clínica veterinária, o primeiro passo a ser tomado deverá criar um planejamento tributário, onde deverá ser avaliado todos os regimes tributários, fazendo uma projeção faturamento ideal e porte da empresa.

Deste modo, é possível realizar a definição de tributação do pet shop com base na previsão de vendas e também do custo. 

Sendo assim, essa definição deve ser feita por um profissional contábil, uma vez que o contador possui expertise na realização de cálculos tributário. Além de poder cuidar de toda a parte fiscal, contábil e trabalhista do empreendimento. 

Caso seja feito a clínica veterinária seja enquadrada de forma errada, será preciso permanecer no regime adotado até o início de um novo ano-calendário.

Aproveite para ler: Sua empresa está dando lucro ou prejuízo? Saiba como identificar

Qual o melhor regime tributário para o pet shop e clínica veterinária?

A seguir, iremos explicar, na prática, as possibilidades que o empreendedor encontrará ao definir a tributação de pet shop e clínicas veterinário em nosso país. 

A princípio, é possível realizar o enquadramento em um regime tributário no momento de abertura de uma empresa, ou no início de cada ano. 

Como falamos anteriormente, essa opção deverá ser escolhida com o apoio de um contador. 

Isso porque o melhor regime para pet shop e clínicas veterinárias é aquele que está de acordo com o seu movimento fiscal. 

Simples Nacional

O regime tributário mais adotado pelas micro e pequenas empresas deste setor é o Simples Nacional.

Sendo assim, o simples nacional se tornou um regime bastante popular e também um dos que possui o menor recolhimento para os pequenos empreendedores. Isso porque eleinclui todos os tributos de níveis federal, estadual e municipal. 

Sendo assim, o simples nacional para pet shop, de acordo com anexo I, está sujeito a iniciar o recolhimento de sua tributação em 4%, já com todos os tributos incluído. 

Quando associado o serviço a uma clínica veterinária, o empreendedor passa a atuar como a prestação de serviços veterinários. Assim ele passa a ser tributado no anexo III ou o V. 

Contudo, este regime pode ser o ideal para uma loja de pet shop. Porém, para uma clínica veterinária ele pode não apresentar tantas vantagens. 

Lucro Presumido

O segundo regime tributário pode não ser o mais vantajoso para um Pet Shop. Isso é, o Lucro Presumido.

Aqui, o empreendedor terá que pagar tributos federais que possuem redução com base no lucro presumido em 8% pela tabela da Receita Federal Somado a cobrança do ICMS estadual que varia entre estados. 

Além disso, para que o empreendedor consiga se enquadrar nesse regime, é preciso possuir uma receita bruta anual superior ao limite do Simples, que é de R$4,8 milhões e ainda ser inferior a R$78 milhões. 

Lucro Real

Nossa última opção de regime para pets shops e clínicas veterinárias é o Lucro Real. Contudo, este regime é um dos mais temidos pelos empreendedores, devido seu rigoroso controle fiscal. 

Para os empreendimentos que não obterão ao início de suas operações muito lucro ou grandes investimentos, esta é uma excelente opção.

No entanto, o melhor caminho ainda é contar com orientação de um profissional contábil especializado. 

A título de concluir, saber como escolher o melhor regime para pet shop e clínica veterinária é de fundamental importância, para que assim o empreendedor possa ter uma maior lucratividade e ver seu negócio prosperar no mercado. 

Precisa de ajuda para escolher o correto enquadramento tributário para sua empresa? Entre em contato com um de nosso especialista e receba todo o apoio preciso. 

Você gostou de nosso conteúdo? Agora que você aprendeu um pouco mais sobre regime tributários, que tal ler nosso conteúdo: Reestruturação financeira: como planejar as finanças em situações adversas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *